sábado, 20 de fevereiro de 2016

SEMANA DOS AFETOS

                 

A Semana dos Afetos teve como objetivo promover o estreitamento de laços na comunidade educativa e a convivência e bom ambiente escolar na comemoração dos Afetos. Esta comemoração permitiu uma relação mais direta, através de momentos lúdicos, entre a família, os alunos e a escola.
   Ao longo da semana foram realizados trabalhos pelos alunos do pré–escolar e 1º ciclo, para decorar as portas da biblioteca, dos corredores da escola e da confeção de um "pequeno presente” para trocarem entre si.

   As famílias também participaram na confeção de um coração, sendo este decorado a gosto de cada um, o qual serviu para a decoração do átrio da escola.

Tivemos a presença da escritora e professora Isabel Leal, para vir apresentar o seu livro "Quem vê Corações”, a recitação de poesias por parte de alguns alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano e no final cantou-se uma canção de Adriana Calcanhoto, intitulada "Fico Assim".


Trabalhos realizados pelos alunos ao longo da SEMANA DOS AFETOS.
                                   
















































quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Projeto das Bibliotecas Escolares de Matosinhos

   


  Projeto das Bibliotecas de Matosinhos (BEM) "A MarLER".

Ilustrações realizadas pelos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, das receitas recolhidas pelos alunos do 2º e 3º ciclos.













~
~



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Vamos jogar ao CARNAVAL...



                                                O PALHAÇO...

      Sou feito de palha e aço
       ou rico ou pobre

       de cores
       de rasgões
       de suores
       de ilusões
       o meu corpo se cobre

        repiso
        um guizo
        no meu riso
        ...
        sou homem de palha e aço...

       Mário Castrim, Histórias com Juízo,
       4ªed., Caminho, 1993



           

                                 







sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A Magia das Histórias




História "DEZ DEDOS, DEZ SEGREDOS"...

Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias.
Às vezes a mão esquerda começava uma e a mão direita acabava-a. Outras vezes era precisamente o contrário..
Não é verdade que, quando se conta uma história, as mãos explicam à sua maneira o que se vai contando? 
   Maria Alberta Menéres

Bem ainda não se disse tudo...E tu não queres ler a história para saberes o que contam as mãos?



Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CANTAR DAS JANEIRAS




As Janeiras já são uma tradição na NOSSA ESCOLA. Os cantares são uma manifestação de alegria e de um desejo de BOM ANO para toda a comunidade.




Ensaios na Escola...


Cantar das Janeiras na Câmara Municipal de Matosinhos


Cantar das Janeiras na Escola Básica de Matosinhos 




quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Feliz Natal

 
     Natal é tempo de Alegria, de Partilha e de Fraternidade.

     Que seja sempre aquilo que possamos encontrar:

     Paz, Amor e Felicidade.

     Feliz Natal!






Trabalhos de Natal: confeção de bolas por cada criança em colaboração com a família. Cada bola de Natal foi decorada com muita imaginação, utilizando os mais diversos materiais.
Parabéns a todos, a decoração ficou bonita e única!!!



   Histórias de Natal na biblioteca...







segunda-feira, 23 de novembro de 2015

HORA DO CONTO


  Um Livro
   um amigo
  para falar comigo
 um navio
 para viajar
um jardim
 para brincar
 uma escola
para levar
debaixo do braço.

Livro
 um abraço
para além do tempo
e do espaço.


Luísa Ducla Soares (Poemas da Mentira e da Verdade)

A "Hora do Conto" é uma atividade que cria e desenvolve os hábitos de leitura nas crianças.

Neste mês, foram lidas, contadas e dramatizadas as seguintes histórias:

1º Ano

2ºAno

3ºAno


                                                                              4ºAno