sábado, 20 de fevereiro de 2016

SEMANA DOS AFETOS

                 

A Semana dos Afetos teve como objetivo promover o estreitamento de laços na comunidade educativa e a convivência e bom ambiente escolar na comemoração dos Afetos. Esta comemoração permitiu uma relação mais direta, através de momentos lúdicos, entre a família, os alunos e a escola.
   Ao longo da semana foram realizados trabalhos pelos alunos do pré–escolar e 1º ciclo, para decorar as portas da biblioteca, dos corredores da escola e da confeção de um "pequeno presente” para trocarem entre si.

   As famílias também participaram na confeção de um coração, sendo este decorado a gosto de cada um, o qual serviu para a decoração do átrio da escola.

Tivemos a presença da escritora e professora Isabel Leal, para vir apresentar o seu livro "Quem vê Corações”, a recitação de poesias por parte de alguns alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano e no final cantou-se uma canção de Adriana Calcanhoto, intitulada "Fico Assim".


Trabalhos realizados pelos alunos ao longo da SEMANA DOS AFETOS.
                                   
















































quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Projeto das Bibliotecas Escolares de Matosinhos

   


  Projeto das Bibliotecas de Matosinhos (BEM) "A MarLER".

Ilustrações realizadas pelos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, das receitas recolhidas pelos alunos do 2º e 3º ciclos.













~
~



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Vamos jogar ao CARNAVAL...



                                                O PALHAÇO...

      Sou feito de palha e aço
       ou rico ou pobre

       de cores
       de rasgões
       de suores
       de ilusões
       o meu corpo se cobre

        repiso
        um guizo
        no meu riso
        ...
        sou homem de palha e aço...

       Mário Castrim, Histórias com Juízo,
       4ªed., Caminho, 1993



           

                                 







sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A Magia das Histórias




História "DEZ DEDOS, DEZ SEGREDOS"...

Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias.
Às vezes a mão esquerda começava uma e a mão direita acabava-a. Outras vezes era precisamente o contrário..
Não é verdade que, quando se conta uma história, as mãos explicam à sua maneira o que se vai contando? 
   Maria Alberta Menéres

Bem ainda não se disse tudo...E tu não queres ler a história para saberes o que contam as mãos?



Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CANTAR DAS JANEIRAS




As Janeiras já são uma tradição na NOSSA ESCOLA. Os cantares são uma manifestação de alegria e de um desejo de BOM ANO para toda a comunidade.




Ensaios na Escola...


Cantar das Janeiras na Câmara Municipal de Matosinhos


Cantar das Janeiras na Escola Básica de Matosinhos 




quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Feliz Natal

 
     Natal é tempo de Alegria, de Partilha e de Fraternidade.

     Que seja sempre aquilo que possamos encontrar:

     Paz, Amor e Felicidade.

     Feliz Natal!






Trabalhos de Natal: confeção de bolas por cada criança em colaboração com a família. Cada bola de Natal foi decorada com muita imaginação, utilizando os mais diversos materiais.
Parabéns a todos, a decoração ficou bonita e única!!!



   Histórias de Natal na biblioteca...