terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Semana dos Afetos: Encontro com a escritora ISABEL LEAL



  No dia 17 de fevereiro, pelas 14h30 estivemos à conversa com a escritora ISABEL LEAL, na biblioteca da nossa escola:


  • No 1º momento a escritora explicou-nos como nasceu o livro "Quem Vê Corações". O livro nasceu no Facebook, através da partilha de fotografias e de textos entre amigos, família e "filhos do coração". O livro retrata a capacidade da autora em encontrar corações, onde nunca ninguém tinha visto. "Quem Vê Corações" é um livro de fotografias e de textos de autoria de Isabel Leal.

Quem Vê Corações…

  • No 2º momento, houve recitações de vários poemas do livro, por parte dos alunos de vários anos de escolaridade.
  • E por fim, tivemos o terceiro momento musical, com uma canção de Adriana Calcanhoto "Fico Assim".  




 
Recitação de poemas do livro "QUEM VÊ CORAÇÕES", pelos alunos das turmas.








Momento Musical...




sábado, 20 de fevereiro de 2016

SEMANA DOS AFETOS

                 

A Semana dos Afetos teve como objetivo promover o estreitamento de laços na comunidade educativa e a convivência e bom ambiente escolar na comemoração dos Afetos. Esta comemoração permitiu uma relação mais direta, através de momentos lúdicos, entre a família, os alunos e a escola.
   Ao longo da semana foram realizados trabalhos pelos alunos do pré–escolar e 1º ciclo, para decorar as portas da biblioteca, dos corredores da escola e da confeção de um "pequeno presente” para trocarem entre si.

   As famílias também participaram na confeção de um coração, sendo este decorado a gosto de cada um, o qual serviu para a decoração do átrio da escola.

Tivemos a presença da escritora e professora Isabel Leal, para vir apresentar o seu livro "Quem vê Corações”, a recitação de poesias por parte de alguns alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano e no final cantou-se uma canção de Adriana Calcanhoto, intitulada "Fico Assim".


Trabalhos realizados pelos alunos ao longo da SEMANA DOS AFETOS.
                                   
















































quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Projeto das Bibliotecas Escolares de Matosinhos

   


  Projeto das Bibliotecas de Matosinhos (BEM) "A MarLER".

Ilustrações realizadas pelos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, das receitas recolhidas pelos alunos do 2º e 3º ciclos.













~
~



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Vamos jogar ao CARNAVAL...



                                                O PALHAÇO...

      Sou feito de palha e aço
       ou rico ou pobre

       de cores
       de rasgões
       de suores
       de ilusões
       o meu corpo se cobre

        repiso
        um guizo
        no meu riso
        ...
        sou homem de palha e aço...

       Mário Castrim, Histórias com Juízo,
       4ªed., Caminho, 1993



           

                                 







sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A Magia das Histórias




História "DEZ DEDOS, DEZ SEGREDOS"...

Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias.
Às vezes a mão esquerda começava uma e a mão direita acabava-a. Outras vezes era precisamente o contrário..
Não é verdade que, quando se conta uma história, as mãos explicam à sua maneira o que se vai contando? 
   Maria Alberta Menéres

Bem ainda não se disse tudo...E tu não queres ler a história para saberes o que contam as mãos?



Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano.