sábado, 30 de abril de 2016

Projeto das Bibliotecas Escolares de Matosinhos: A MAR LER



                                                           Sabor A Mar




           O Projeto Receitas de Matosinhos: "Sabor a Mar" nasceu no final do ano letivo de 2014/2015, no grupo de Bibliotecas Escolares de Matosinhos (BEM). A fim de envolver a comunidade educativa local, mobilizaram-se todas as escolas agrupadas e não agrupadas no sentido de recolherem e ilustrarem receitas de peixes e mariscos, bem como ervas aromáticas utilizadas na culinária. É de salientar que neste projeto participaram alunos de todos os ciclos  e anos de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário. 
Com este livro digital, contribui-se para o desenvolvimento das competências da literacia da informação dos alunos.





O Encontro de Bibliotecas Escolares de Matosinhos, A-MAR -LER foi um espaço dedicado à partilha de ideias em torno do papel da leitura e das bibliotecas com fatores de aprendizagem, sucesso educativo, inclusão social, formação integral.



terça-feira, 26 de abril de 2016

SEMANA DA LEITURA



A Semana da Leitura teve este ano como tema principal, "Elos de Leitura". No âmbito deste tema foram estabelecidos "ELOS" entre avós, pais e filhos, que participaram na atividade, "Quem conta um conto um elo encontra". A magia das histórias foi evidenciada por todos......

 A Semana surgiu assim como uma festa da leitura que envolveu todos os participantes, criando ELOS DE LEITURA ao longo das sessões.






 Festa da leitura: 1ºA e 1ºB




  Festa da leitura 4ºB e 3ºA




 Festa da leitura 1ºB e 1ºA









 Festa da Leitura Pré-escolar: sala1 e sala2





 Festa da Leitura 2ºA e 2ºB







 Festa da Leitura 4ºA e 3ºB








sexta-feira, 11 de março de 2016

HORA DO CONTO








A Hora do Conto visa fortalecer os hábitos de leitura nas crianças. É sempre um momento esperado por todos...

Ler histórias às crianças abre-lhes horizontes, estimula a imaginação e desenvolve a linguagem.





segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Concurso de Leitura: EU LEIO+

   


  Um livro
Levou-me um livro em viagem

não sei por onde é que andei
Corri o Alasca, o deserto
andei com o sultão no Brunei?
P’ra falar verdade, não sei

Com um livro cruzei o mar,

não sei com quem naveguei.
Com marinheiros, corsários,
tremendo de febres e medo?
P’ra falar verdade não sei.

………………………….

Levou-me um livro com ele

pelo mundo a passear
Não me perdi nem me achei
– porque um livro é afinal…
um pouco da vida, bem sei.

O G é um gato enroscado, João Pedro Mésseder

PARABÉNS AOS PREMIADOS DO CONCURSO EU LEIO+!!!









terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Semana dos Afetos: Encontro com a escritora ISABEL LEAL



  No dia 17 de fevereiro, pelas 14h30 estivemos à conversa com a escritora ISABEL LEAL, na biblioteca da nossa escola:


  • No 1º momento a escritora explicou-nos como nasceu o livro "Quem Vê Corações". O livro nasceu no Facebook, através da partilha de fotografias e de textos entre amigos, família e "filhos do coração". O livro retrata a capacidade da autora em encontrar corações, onde nunca ninguém tinha visto. "Quem Vê Corações" é um livro de fotografias e de textos de autoria de Isabel Leal.

Quem Vê Corações…

  • No 2º momento, houve recitações de vários poemas do livro, por parte dos alunos de vários anos de escolaridade.
  • E por fim, tivemos o terceiro momento musical, com uma canção de Adriana Calcanhoto "Fico Assim".  




 
Recitação de poemas do livro "QUEM VÊ CORAÇÕES", pelos alunos das turmas.








Momento Musical...




sábado, 20 de fevereiro de 2016

SEMANA DOS AFETOS

                 

A Semana dos Afetos teve como objetivo promover o estreitamento de laços na comunidade educativa e a convivência e bom ambiente escolar na comemoração dos Afetos. Esta comemoração permitiu uma relação mais direta, através de momentos lúdicos, entre a família, os alunos e a escola.
   Ao longo da semana foram realizados trabalhos pelos alunos do pré–escolar e 1º ciclo, para decorar as portas da biblioteca, dos corredores da escola e da confeção de um "pequeno presente” para trocarem entre si.

   As famílias também participaram na confeção de um coração, sendo este decorado a gosto de cada um, o qual serviu para a decoração do átrio da escola.

Tivemos a presença da escritora e professora Isabel Leal, para vir apresentar o seu livro "Quem vê Corações”, a recitação de poesias por parte de alguns alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano e no final cantou-se uma canção de Adriana Calcanhoto, intitulada "Fico Assim".


Trabalhos realizados pelos alunos ao longo da SEMANA DOS AFETOS.