sexta-feira, 20 de maio de 2016

Encontro com a escritora: MARÍLIA ASCENSO







A escritora e pintora Marília Ascenso, é uma comunicadora com uma sensibilidade contagiante que tivemos a honra de ter na nossa escola.
 Marília Ascenso apresentou-nos o seu livro "A Joaninha Quadrada"e presenteou-nos com algumas canções sobre a primavera e sobre a Joaninha Quadrada. Nesta última canção  os alunos participaram na coreografia, vivendo momentos de entusiasmo e alegria.
  Entre leituras e música os alunos puderam viajar pelo mundo imaginário da autora. Focada nos valores da humanidade, esta história deixa-nos a mensagem que apesar de sermos diferentes, somos todos iguais. Também tivemos oportunidade de ver as telas que serviram de ilustração ao livro apresentado.
 Foi um momento de alegria e entusiasmo vibrado por todos!  


























No final do encontro com a escritora houve uma sessão de autógrafos...














Trabalhos realizados pelos alunos sobre as obras da escritora...












sábado, 30 de abril de 2016

Projeto das Bibliotecas Escolares de Matosinhos: A MAR LER



                                                           Sabor A Mar




           O Projeto Receitas de Matosinhos: "Sabor a Mar" nasceu no final do ano letivo de 2014/2015, no grupo de Bibliotecas Escolares de Matosinhos (BEM). A fim de envolver a comunidade educativa local, mobilizaram-se todas as escolas agrupadas e não agrupadas no sentido de recolherem e ilustrarem receitas de peixes e mariscos, bem como ervas aromáticas utilizadas na culinária. É de salientar que neste projeto participaram alunos de todos os ciclos  e anos de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário. 
Com este livro digital, contribui-se para o desenvolvimento das competências da literacia da informação dos alunos.





O Encontro de Bibliotecas Escolares de Matosinhos, A-MAR -LER foi um espaço dedicado à partilha de ideias em torno do papel da leitura e das bibliotecas com fatores de aprendizagem, sucesso educativo, inclusão social, formação integral.



terça-feira, 26 de abril de 2016

SEMANA DA LEITURA



A Semana da Leitura teve este ano como tema principal, "Elos de Leitura". No âmbito deste tema foram estabelecidos "ELOS" entre avós, pais e filhos, que participaram na atividade, "Quem conta um conto um elo encontra". A magia das histórias foi evidenciada por todos......

 A Semana surgiu assim como uma festa da leitura que envolveu todos os participantes, criando ELOS DE LEITURA ao longo das sessões.






 Festa da leitura: 1ºA e 1ºB




  Festa da leitura 4ºB e 3ºA




 Festa da leitura 1ºB e 1ºA









 Festa da Leitura Pré-escolar: sala1 e sala2





 Festa da Leitura 2ºA e 2ºB







 Festa da Leitura 4ºA e 3ºB








sexta-feira, 11 de março de 2016

HORA DO CONTO








A Hora do Conto visa fortalecer os hábitos de leitura nas crianças. É sempre um momento esperado por todos...

Ler histórias às crianças abre-lhes horizontes, estimula a imaginação e desenvolve a linguagem.





segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Concurso de Leitura: EU LEIO+

   


  Um livro
Levou-me um livro em viagem

não sei por onde é que andei
Corri o Alasca, o deserto
andei com o sultão no Brunei?
P’ra falar verdade, não sei

Com um livro cruzei o mar,

não sei com quem naveguei.
Com marinheiros, corsários,
tremendo de febres e medo?
P’ra falar verdade não sei.

………………………….

Levou-me um livro com ele

pelo mundo a passear
Não me perdi nem me achei
– porque um livro é afinal…
um pouco da vida, bem sei.

O G é um gato enroscado, João Pedro Mésseder

PARABÉNS AOS PREMIADOS DO CONCURSO EU LEIO+!!!