sexta-feira, 7 de outubro de 2016

OUTUBRO - Mês Internacional das Bibliotecas




OUTUBRO 

Mês das bibliotecas: APRENDE A DESCODIFICAR O TEU MUNDO


As Bibliotecas transmitem conhecimento, não só através dos livros mas também das atividades que desenvolvem.


Ao longo do mês de outubro vamos realizar:

- sessões de leitura de histórias
- visualizar filmes que destaquem a importância da leitura
- elaborar cartazes alusivos ao tema:"Aprende a descodificar o teu mundo". No final será feita uma exposição com os cartazes de todas as turmas.
- atividade de leitura "PARAR PARA LER" . Nas escolas básicas do Godinho e Florbela Espanca, pelas 11h,no dia 24 de outubro, todos os elementos da comunidade educativa irão suspender as atividades por 10 minutos para ler em silêncio.











sexta-feira, 30 de setembro de 2016

REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - 20 ANOS

 

 A Rede de Bibliotecas (RBE) comemora 20 anos da sua existência.

A biblioteca  é o centro de formação, tornando  acessível aos seus utilizadores o conhecimento, a informação,a literacia, a educação e a cultura.


  • A biblioteca visa:

  • - criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças
  • - oferecer possibilidades de um criativo desenvolvimento pessoal

  • -estimular a imaginação e a criatividade das crianças e jovens

  • -facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática







  •  







sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A BIBLIOTECA É...

 


A Biblioteca é um lugar de estudo e de SILÊNCIO.





Neste espaço que todos queremos que seja agradável, deves cumprir as regras.


Eis algumas regras que deves respeitar:





quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BOM REGRESSO ÀS AULAS



                               

            Ler é uma boa forma de aprender coisas novas.

         Quem muito ler, muito mais irá aprender!



                        Resultado de imagem para imagens alunos a ler

                           Não basta aprender a ler e a escrever.
                           É preciso ler para compreender.
                           Ler para interpretar.
                           Ler para ser...
                           Ler para ver...
                           Ler para ser...
                            ..................................
                            in Boletim Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian

                                   












   


                             

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Concurso de Leitura: EU LEIO+


                                            PARABÉNS AOS PREMIADOS!

                                            CONCURSO DE LEITURA: EU LEIO+
                                                              

                                             CONTINUEM A LER ...
                                           
                                             BOAS LEITURAS PARA FÉRIAS!

                                             1ºA

                                                    1ºB


                                       Fichas de leitura dos alunos do 1ºano 
                                       em colaboração com a família:





















                                            2ºA


                                           2ºB

                                           3ºA

                                            3ºB

                                                     4ºA

                                            4ºB



Ao longo do ano letivo de 2015/2016, a Biblioteca Escolar disponibilizou a sua coleção de livros aos alunos e o balanço foi positivo... houve muita aderência na requisição domiciliária como se pode verificar na visualização do gráfico .



segunda-feira, 6 de junho de 2016

A Magia das Histórias...



                    É inevitável perceber a magia presente nas histórias infantis. Elas fazem-nos sonhar com mundos longínquos e ter amigos fantásticos, viajámos no mundo dos sonhos à procura de novas aventuras...

                                            É ASSIM A MAGIA DAS HISTÓRIAS!

                  As histórias levam-nos a percorrer por florestas verdes e rugosas, rios verdes cristalinos por meio de pedras que sussurram histórias antigas... atrás de um anão vem uma nave e com ela um planeta de areias habitadas por gigantes esquisitos que devoram pouco a pouco as estrelas...
 ( in folhasdomundo.blogspt.com. a-magia-das-historias)
                   









Atividade de trabalho colaborativo e articulado entre as Escolas Básicas do Godinho e Florbela Espanca e a Biblioteca Escolar Florbela Espanca.


                                            EB FLORBELA ESPANCA...




                   
                                           EB GODINHO...


                                         
                                          EB GODINHO...






                                          EB FLORBELA ESPANCA...


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Estudo do Passado Local... monumentos do concelho de Matosinhos





Atividade desenvolvida no âmbito do programa curricular da área de Estudo do Meio do 3º ano de escolaridade com as turmas da EB Godinho e EB Florbela Espanca,em colaboração com a Biblioteca Escolar, na vertente da literacia da informação, fazendo com que os alunos reconheçam e valorizem o património histórico e cultural do concelho onde crescem e estudam.


Esta atividade teve várias fases :
 Aprendizagem das normas da elaboração de um trabalho escrito no computador e/ou realização do trabalho em 3D.
 Motivação dos alunos, organização dos grupos e distribuição das tarefas a realizar.
 Definição das fontes de informação úteis para a  pesquisa.
 Seleção das informações recolhidas, escrita de textos.

 Aprender a fazer a referenciação das fontes de informação. 
  Apresentação dos trabalhos às turmas.
  Avaliação  da atividade através de questionários.

                                             TRABALHO DE PESQUISA NA BIBLIOTECA...

   


                                             Trabalho em powerpoint da EB GODINHO...





                                 Apresentação do trabalho às turmas...     
          

                               



Trabalhos em 3D  das turmas de 3º ano da EB FLORBELA ESPANCA ...