quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MOMENTOS POÉTICOS...



Ao longo do mês de janeiro foram trabalhadas, na biblioteca da escola as obras:
 "AS FADAS VERDES" e "MISTÉRIOS" de MATILDE ROSA ARAÚJO.



Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letra da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do Ensino Técnico Profissional em Lisboa e noutras cidades do País, assim como professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa. Exerceu a sua atividade profissional, como professora, na cidade do Porto.

Autora de livros de contos e poesia para o mundo adulto e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças, a sua temática centra-se em torno de três grandes eixos de orientação: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projeto. Dedicou-se, ao longo da sua vida, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos. Foi autora de alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre a educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.

Recebeu os seguintes prémios no domínio de Literatura para a Infância: Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian ex-aequo com Ricardo Alberty, em 1980; Prémio atribuído pela primeira vez, para o melhor livro estrangeiro (novela O Palhaço Verde), pela associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, Brasil, em 1991; Prémio para o melhor livro para a Infância publicado no biénio 1994-1995, pelo livro de poemas Fadas Verdes, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996. Morreu em Lisboa, a 6 de Julho de 2010.


                                                       
                                                                         3ºANO



  OS ALUNOS DO 3ºA RECITARAM VÁRIAS POESIAS DO LIVRO "AS FADAS VERDES", DE MATILDE ROSA ARAÚJO, À TURMA DE 4ºA ...
















OS ALUNOS DO 3º B FORAM RECITAR POESIAS À TURMA DO 2ºA...









TRABALHOS EFETUADOS PELOS ALUNOS...
















                                                          4ºAN0




 OS ALUNOS DO 4ºA E 4ºB FALARAM SOBRE A VIDA E OBRA DE MATILDE ROSA ARAÚJO...




 DEPOIS HOUVE MOMENTOS DE RECITAÇÃO...DO LIVRO "MISTÉRIOS".



                               " BOA NOITE, PASSARINHO"...








                                    "FORMIGUINHA DESCALÇA"...



TRABALHOS ALUSIVOS ÀS POESIAS TRABALHADAS...
























38 comentários:

André 3ºA disse...

Eu acho que os poemas de Matilde Rosa Araújo são muito engraçados e interessantes.

Carolina 3ºA disse...

Eu gostei muito de recitar o poema "A Borboleta" de Matilde Rosa Araújo, para a turma do 4ºA.

Mia 3ºA disse...

Eu gostei de estudar as poesias do livro "As Fadas Verdes", de Matilde Rosa Araújo.

João Semide 3ºA disse...

Eu recitei a poesia "Cortar" do livro "As Fadas Verdes" de Matilde Rosa Araújo. Eu gostei muito de ter memorizado este poema.

Gonçalo Gouveia 3A disse...

Eu gostei muito de recitar um poema da«Matilde Rosa Araújo».

Gabriel 3ºA disse...

eu adoro os poemas da Matilde Rosa Araújo ,o meu é o AMOR

joão Seabra 3ºA disse...

Matilde Rosa Araújo é uma boa poetisa.

Duarte3ºA disse...

Eu adorei todos os poemas de Matilde Rosa Araújo

Gabriel e irmão 3ºA disse...

Toda a turma do 3ºA adora os poemas da Matilde Rosa Araújo

Duarte3ºA disse...

Adoro Matilde Rosa Araújo tem uns lindos poemas.



Gabriel disse...

Antes tinha medo de dizer o meu poema ao 4ºA ,mas foi divertido

joão Seabra 3ºA disse...

Eu estou a gostar do livro As Fadas Verdes

Gabriel disse...

Eu adoro os poemas dela

Matilde 3ºA disse...

Gostei muito dos poemas e poesias de Matilde Rosa Araújo. E acho que os livros dão alguma aprendisagem.

André´3ºA disse...

Nós ficamos envorgonhados ao dizer os poemas de Matilde Rosa Araújo ao 4ºA,mas conseguimos.Até foi divertido.

andré3ºA disse...

Eu adoro os poemas dela.Nós também queriamos dizer ao 4ºB,mas o 3ºB também queria dizer.

André3ºA disse...

Adoro os seus poemas

André3ºA disse...

Nós adoramos esta poetisa

André3ºA disse...

Ela era uma excelente poetisa

Inês 4ºB disse...

As poesias que a Matilde Rosa Araújo escreveu são muito bonitas e interessantes.
Eu gostei muito de ler o livro da Tila porque a autora dedicou-o às crianças .

Diogo Silva 4ºB disse...

Eu gostei muito da poesia "A Formiguinha descalça" do livro os Mistérios porque transmite compaixão e solidariedade. Também senti muito gosto em declamá-la aos meus colegas.

DIOGO SILVA 4-ºB disse...

Eu acho que os poemas de MATILDE ROSA ARAÚJO são muito interessantes para as crianças poetas como MATILDE ROSA ARAÚJO deveriam estar entre nós para poder escrever mais poemas para poder incentivar todas as crianças a ler mais.

Gabriel 3ºA disse...

Eu adoro livros principalmente da Matilde Rosa Araújo

Gabriel 3ºA disse...

A Matilde Rosa Araújo fez mais de 20 livros para crianças . O meu preferido é o FADAS VERDES

Matilde 4ºB disse...

Estas poesias são muito engraçadas.Quando a estudei senti-me muito interessada.E Matilde Rosa Araújo é muito criativa e gosta muito das crianças como nós gostamos muito dela!

Matilde 4ºB disse...

O trabalho de escrita que fiz da poesia "Mistérios" foi engraçado e misterioso...

Gabriel 3ºA disse...

Eu disse o meu poema ao 4ºA,sabem que a Matilde Rosa Araújo trabalhaba muito ,não sabem.Ela foi uma ótima poetisa.

Gabriel 3ºA disse...

Eu e a Matilde fizemos um ótimo trabalho,aliás todos nós fizemos um ótimo trabalho.Eu fiquei feliz porque o 4ºA gostou.

Gabriel 3ºA e tio disse...

O livro AS FADAS VERDES é o livro que estamos a aprender.

Gabriel 3ºA disse...

A Matilde Rosa Araújo era uma senhora muito carinhosa,ela tinha muito amor para as crianças.

Gabriel 3ºA disse...

O André foi muito engraçado quando disse a sua fala ao 4ºA.

Gabriel 3ºA disse...

A minha professora ficou feliz, porque dissemos muito bem os nossos poemas.

Gabriel 3ºA disse...

Deve ser difícil dizer o seu poema com duas pessoas do mesmo poema a falarem ao mesmo tempo,como o Pinho e o João Seabra.

Gabriel 3ºA disse...

Eu fiquei espantado porque a Matilde Rosa Araújo fez muitos livros.

avó do Gabriel do 3ºA disse...

O meu neto gostou de ouvir os seus colegas.

avó do Gabriel do 3ºA disse...

Quando a Matilde Rosa Araújo morreu o meu neto tinha 4 anos.

Gabriel 3ºA disse...

Mal eu conheci a Matilde Rosa Araújo eu fiquei muito curioso,porque os livros dela são interessantes.

g disse...

Se eu a conhece-se em 2009,eu ia a casa dela.

Enviar um comentário